Discutir a qualidade de vida nos condomínios é essencial. A palestra promovida pelo Secovi Rio ressaltou a importância de melhorar a vida condominial, principalmente, para a terceira idade.
“Nós temos cada vez mais idosos no Brasil, o envelhecimento é uma realidade mundial, nós estamos tendo que reavaliar se as casas e os condomínios estão realmente adequados para o novo padrão de idade que o ser humano está vivendo hoje”, diz Cristiane Brasil, secretária de envelhecimento saudável e qualidade de vida.
Henriette Krutman é síndica e implantou medidas em seu condomínio para melhorar a qualidade de vida dos condôminos idosos: “Eu tinha interesse em fazer com que nosso condomínio rumasse a excelência no atendimento e na qualidade de vida dos idosos. E é interessante porque nosso condomínio está atraindo cada vez mais idosos e a quantidade de elogios é imensa. Nós colocamos recentemente as etiquetas em braile nos elevadores, vários moradores vieram elogiar a iniciativa e foram apenas 40 reais por elevador para colocar estas etiquetas”, conta.
Para Henriette vale a pena se esforçar para fazer essas mudanças no condomínio, mesmo as mais complicadas, como as rampas de acesso. Para ela a maior parte das ações são simples e não requerem dinheiro, como por exemplo as atividades sociais.