O uso de drogas no condomínio é um assunto delicado e que, ao contrário do que muitos pensam, não deve ser tratado diretamente com a polícia. A Condominial TV ouviu especialistas que garantem: antes que a situação se agrave, há outras maneiras de resolver a questão.
“Se o condômino usa a droga nas áreas comuns, o síndico tem a obrigação de intervir no caso. Como ele pode fazer isso? A resposta é a conscientização. Orientações nos elevadores, comunicados e além disso, para quem mora em São Paulo, a Polícia Militar oferece diversas palestras gratuitas para os condomínios”, explica o Especialista em Segurança Patrimonial, Florival Ribeiro.
Para o especilista em segurança Mauro Pacífico, sistemas de controle de acesso e procedimentos inibem terceiros de entrarem no condomínio para usar drogas. “Eu tive um caso de uma síndica desesperada porque alguns condôminos traziam traficantes e outras pessoas para utilizarem e repassarem a droga dentro do condomínio. A minha orientação foi a instalação de sistemas de controle de acesso. A síndica seguiu minha ideia e os meliantes não se sentiram mais à vontade para entrar no edifício”, finaliza.