A segurança de um condomínio envolve muito mais que um simples controle de portaria. É fundamental recorrer a equipamentos eletrônicos para monitoramento 24 horas de diversas áreas do condomínio. Segundo especialistas em segurança eletrônica, o ideal é que esses equipamentos integrem um projeto elaborado ainda no período de construção do edifício.
Patrícia B. Abreu, da Instalarme Segurança Eletrônica explica que uma das tecnologias mais avançadas, que ganha cada vez mais espaço em edifícios residenciais é a biometria (impressão digital, íris, voz, palma da mão). Outra opção é "transponder" para automóveis. O equipamento emite sinais que permitem ao porteiro identificar imediatamente os carros que estão prestes a entrar na garagem. Na porta do condomínio, uma antena receptora do sinal identifica carro do condômino, se é ou não autorizado e proprietário. Após identificação, o porteiro abre o portão. O equipamento evita clonagem de carro, artifício que tem sido usado por assaltantes em condomínios.
Além da contratação de empresa especializa na fabricação dos equipamentos, um consultor profissional também pode ser uma alternativa, pois o profissional fará uma avaliação de riscos e um diagnóstico preciso das necessidades do edifício. Contudo, Nonono (consultor nome no vídeo) complementa que a adoção de equipamentos de última geração terão sua eficiência praticamente nula, caso não sejam dimensionados conforme as especificidades do local.