Regina Laginestra é presidente e fundadora da ONG Reviverde. A proposta surgiu da ausência de coleta seletiva nos condomínios.
Sobre o início do projeto Regina diz: “Observando meu próprio prédio, eu verifiquei que onde se recolhia o lixo era um ninho de ratos e baratas, eu fiquei apavorada, comecei a procurar soluções e descobri que uma cooperativa da Barra da Tijuca poderia recolher esse lixo reciclável, semanalmente. Então, mandei uma circular para os moradores, eles gostaram da idéia e ao final do mês nós conseguimos comprar onze cestas básicas com o dinheiro do lixo que foi vendido. Gostei tanto da idéia que fui ao prédio vizinho, que também gostou da idéia e depois fui para outro prédio, outro e outro, nunca mais parei”
A ONG atua há 10 anos e já realizou o projeto de coleta seletiva em mais de 50 condomínios da Barra da Tijuca.
O objetivo da proposta é despertar a consciência e chamar a atenção para a necessidade de resolver o problema do lixo.
“Precisamos dar destinação correta para o lixo, enviar para a reciclagem, porque o aterro sanitário de Gramacho não tem mais espaço. A palavra mágica é separar, separe você também o lixo comum do lixo reciclável em sua casa, você estará fazendo a grande diferença e preparando nosso planeta para nossos filhos, nossos netos e as gerações vindouras. Contamos com a sua colaboração, faça você também a diferença, recicle já!”