A preocupação com a saúde e o bem-estar envolve toda a sociedade. Os condomínios podem e devem adaptar os espaços para promover atividades físicas. Dicas sobre estas adaptações foram o tema da palestra realizada no Secovi-SP.
Luciana Itapema, gerente de desenvolvimento físico-esportivo do SESC, explica: “O condomínio, onde há espaços para atividades físicas, funciona como um excelente espaço para a prática. É muito mais fácil, a pessoa pode descer, fazer seus exercícios e conhecer seus vizinhos. Ela economiza tempo e mantém a qualidade de vida”.
Para adaptar o condomínio, Luciana diz que é preciso reconhecer as possibilidades: “Tem um salão de festa? Tem um espaço no hall de entrada? Enfim, quais os espaços que estão sem função? Deve ser feita um análise e a partir dela construir os espaços, que não precisam ser permanentes, mas sim, versáteis”.
Se no condomínio não houver nenhuma possibilidade para determinar um espaço, a solução é criar grupos para caminhar na rua e desta forma inserir a prática da atividade física no condomínio.