O programa de hoje vamos abordar dois temas importantes dentro do universo condominial: sustentabilidade e como melhorar a convivência entre os condôminos.
Para tanto, convidamos quatro pessoas que fazem parte do Conselho de Síndicos do Secovi. Estiveram presentes a Ângela Gezybowski, o Fernando Santoro, o Sérgio Gonzaga e a Lurdes Affonso.
Existe hoje em dia uma tendência para que os prédios se tornem cada vez mais sustentáveis. Alguns prédios já possuem a certificação e são considerados prédios “verdes”, porém este número quase se torna irrelevante diante dos mais de 40 mil prédios que o Secovi-SP representa.
O Secovi também criou diversos manuais focando diversos assuntos de sustentabilidade para tentar dialogar com os condomínios. Estão entre eles: o manual do uso racional da água, o manual do uso racional da energia elétrica e o manual da coleta seletiva.
A síndica Lurdes Affonso contou que inicialmente foi preciso conscientizar as pessoas de que a coleta seletiva era importante. Depois foi requisitada a prefeitura contêineres para que o livro reciclável seja recolhido de maneira adequada.
Já Fernando Santoro, síndico, tenta sempre acompanhar os condôminos e mantem um diálogo constante com os mesmos, sempre tendo alternativas viáveis para a diminuição de consumo de água e energia elétrica.
Por causa disso a síndica Ângela Gezybowski adotou outra medida em sua garagem, contratou uma empresa para refazer o projeto de iluminação. No final o número de lâmpadas foi cortado pela metade e a economia foi mais de 30%.