Questões como a Lei Antifumo, terceirização de mão de obra e a importância da administradora na assessoria do síndico foram abordadas no programa Conselho de Síndico.
Contamos com a participação dos síndicos Sérgio Gonzaga, Arnaldo Ferri, Marco Spitaletti e Luis Henrique Ribeiro Barbosa.
A Lei 13.541, que entrou em vigor em agosto de 2009, proíbe fumar em ambientes fechados ou semi fechados. Nos condomínios, de uma forma geral, a lei pegou e tem sida respeitada.
“No caso do meu condomínio a lei pegou, eu tive apenas uma ocorrência, havia uma pessoa fumando na garagem, mas foi um lapso, foi por engano mesmo. De fato não houve nenhuma outra ocorrência além desta”, diz Luis Henrique Ribeiro Barbosa.
Alguns prédios optam por ter seus próprios funcionários e outros pela terceirização da mão de obra condominial.
“Mesmo quando se escolhe uma administradora, a contratação de uma empresa requer cuidados especiais. Deve-se recorrer a uma pesquisa junto aos cartórios para se ter uma ideia da solidez da empresa. Se tudo estiver certo vamos conferir a parte operacional. O pessoal que vai trabalhar no condomínio deve ser visto como parceiro e não apenas como prestador de serviço. Depende muito do síndico saber como será a rotina e como funcionará o quadro de funcionários do condomínio”, explica Sérgio Gonzaga.
Para Arnanldo Ferri a questão da mão de obra terceirizada trouxe problemas: “Para mim está muito difícil, vou ter que convocar uma assembleia por causa disso. Aumentaram em 15% o valor da terceirização. Vou ter que aumentar o condomínio ou fazer um rateio para pagar a terceirizada”.
Sobre a importância das administradoras no dia a dia do condomínio e na assessoria do síndico, Marco Spitaletti ressalta: “A administradora libera o síndico de algumas questões administrativas. No Secovi elaboramos um manual de como contratar uma administradora, nele contemplamos cerca de 130 rotinas. Imagine essas rotinas no dia a dia de um síndico, é praticamente impossível dar conta, é uma sobrecarga muito grande. Com uma empresa idônea para ajudar na administração, com certeza o patrimônio será melhor administrado”.