Conectividade Social, Sustentabilidade e Inadimplência foram os temas debatidos em mais uma edição do Programa Conselho de Síndicos.
Sobre os documentos necessários para o síndico obter o ICP, Mara Lúcia Alves, coordenadora de registros do Secovi –SP explica que é preciso a instituição, especificação e convenção do condomínio devidamente registradas no cartório de imóveis, a ata de eleição e o cartão do CNPJ. “Não pode haver nenhuma divergência de informações, isso é um detalhe importante. Fora os documentos do condomínio, também são necessários os documentos do representante legal, nesse caso o síndico. CPF, RG, um comprovante de residência e uma foto atual”, confirma.
A administradora preparou toda a documentação para a síndica Ana Lúcia Cintra. Ela explica que deixa o cartão digital com a administradora para que a mesma cuide dos assuntos com funcionários, etc.
Sobre prédios verdes que inseriram ações de sustentabilidade, Nilton Savieto, síndico, disse que procurou cooperativas para planejar como implantar a coleta seletiva em seu condomínio. Para Wandinei Aguiar Migliacio, síndica, a ONG Trevo ajudou o condomínio a reciclar o óleo. “Lá [na ONG] fomos muito bem recebidas e pudemos ver todo o processo de recolhimento e do destino desse óleo”, explica.
Inadimplência é um assunto recorrente e sempre preocupa os condomínios. Sobre isso, Savieto disse que se posiciona logo no inicio do mês sobre quem pagou e quem não pagou, e é ele mesmo quem faz a primeira ligação para o condômino para começar uma negociação. Já para Vera Lúcia Carvalho, síndica, o importante é não punir o bom pagador, ou seja, parcele a dívida do inadimplente devidamente corrigida sem abater custos.