Até o final de 2011 todos os empregadores, inclusive os condomínios, deverão utilizar o certificado digital ICP Brasil, para o cumprimento das obrigações junto ao FGTS. Os síndicos devem estar atentos ao novo processo.
“Foi orientado pela nossa administradora que eu deveria entrar em contato com o Secovi e agendar um horário. Juntamente com o agendamento, levei os documentos originais, cópia e fui atendida no horário marcado”, explica Telma Kazumi Muta, síndica, sobre como tirou o certificado.
A coordenadora da unidade de registro do Secovi, Maria Lúcia Alves, afirma que as informações do condomínio devem estar sempre atualizadas: “Mudou o síndico? Mudou o mandato? Deve ser alterado na Receita Federal, porque na hora de fazer a emissão do certificado vamos buscar no sistema da Receita”.
O certificado tem validade de três anos e todos os síndicos devem possuí-lo.
Para as administradoras o processo trouxe mais praticidade e segurança no envio dos dados. Para Vivian Pereira, administradora, fica mais seguro o repasse de informações e sem os documentos não é possível acessar o site da Caixa Econômica Federal.