A rentabilidade das empresas especializadas em administração de condomínios foi um dos temas abordados na programação do ENACON 2012.
Vital para a sobrevivência de qualquer negócio, a rentabilidade indica o percentual de remuneração do capital investido. “A própria essência da atividade econômica define a busca de uma melhor rentabilidade”, afirma o presidente do Secovi Rio Pedro Wähmann.
Para dar início ao assunto, o palestrante Adhemar Villani Junior, professor do Instituto de Ensino e Pesquisa, apresentou o conceito da Teoria dos Jogos, vertente da matemática que une análise e estratégia.
“Na questão da administração de condomínios, a competição por preços é o que move a interação estratégica entre as administradoras, e nesse ambiente é sempre muito difícil você ter um lucro econômico razoável, quando é muito fácil você simplesmente pegar o seu preço e ser igual ao preço do oponente menos uma fração”, explica Adhemar.
Nesse contexto, o desafio para as administradoras é achar um caminho que concilie crescimento e rentabilidade. Membro da vice-presidência de Administração Imobiliária e Condomínios do Secovi São Paulo, Marco Antônio Spitaletti explica que o desejo pelo crescimento a qualquer custo pode gerar o efeito contrário: “Eu acho que você deve sempre procurar o ponto de equilíbrio, manter uma política de preços compatível com as necessidades do mercado e especialmente da empresa”.